Siga-nos nas redes sociais!

Antioxidantes e a os benefícios para o controle da queda capilar

 Quedas capilares podem ser provenientes de diversos fatores causais. Porém, há um que pouca gente leva em consideração mas que é foco de estudo das grandes empresas de cosméticos, medicamentos e suplementos que atuam no mercado capilar, o estresse oxidativo que leva à formação de radicais livres e, consequentemente, a formação de radicais livres. 
No mundo em que vivemos, os agentes que promovem o estresse oxidativo e a produção de radicais livres nos cercam por todos os lados. Poluição, alimentação inadequada, além dos compostos químicos adicionados aos alimentos processados, sono de má qualidade, estresse severo, fumo, álcool, informações em exagero, ansiedade, todos são fatores que podem, de forma direta ou indireta, provocar aumento da produção de radicais livres. 
Sendo substâncias que prejudicam o funcionamento de qualquer tecido, célula ou estrutura corporal, os radicais livres, quando em excesso, precisam ter sua ação reduzida ou inibida de forma consistente. Uma das maneiras mais competentes de fazer é através do consumo de alimentos que tenham antioxidantes. Ao lado temos dois exemplos, o tomate e a uva. 
No caso do tomate, em especial o tomate cozido presente nos molhos (e bem menos no tomate fresco), há o licopeno, um carotenóide com funções de sequestrar radicais livres (em especial no caso do Oxigênio triplet), e neutralização do mesmo. O cuidado que devemos ter com o consumo do tomate é o fato de que costuma ter seu cultivo associado ao uso frequente de agrotóxicos. Por isso, o uso do tomate orgânico ou mesmo de culturas próprias desse fruto são sempre bem vindas e reduzem esse risco. 
No caso da uva, o principal antioxidante está presente na casca da fruta e se chama resveratrol. Também um excelente antioxidante. 
Esses componentes, juntos com tantos outros agentes bioativos encontrados em verduras, frutas e leguminosas, além de uma vasta gama de vitaminas e minerias (boa parte deles também atuam contra os radicais livres) são de grande importância para nossa saúde. Tão importantes que as empresas que produzem suplementos nutricionais, em geral, costumam utiliza-los como componentes de seus produtos para os mais diversos tipos de aplicações, anti-aging, prevenção de doenças e, também, melhora da qualidade dos cabelos e controle da queda capilar. 
A verdade é que o folículo piloso, estrutura onde se forma o cabelo, é extremamente sensível às agressões diversas pelas quais nosso organismo passa. Colaborar com a saúde das mesmas de formas simples pode ser de grande valia. Digo de forma simples pois a maior parte dos antioxidantes que poderiam nos ajudar são encontrados em fontes nutricionais que poderiam fazer parte de nossa dieta básica. 
Entretanto, há casos em que a suplementação de antioxidantes das mais diversas fontes necessitem ser prescritos como suplementos nutricionais. Nesses casos profissionais da área médica e de nutrição poderiam colaborar com a identificação dessas deficiências e atuar como orientadores de quais são os mais indicados para o uso de seus pacientes. 
Os cabelos, vítimas frequentes desses radicais livres, agradeceriam muito esse cuidado simples, porém essencial no mundo em que vivemos. 
+ Mais posts