A alopecia areata é a queda de cabelo localizada em áreas ovais do couro cabeludo e a queda de pelos em outras partes do corpo, como a perda de cílios, barba e sobrancelha.
Entre os fatores que causam a alopecia areata estão as questões imunológicas, muito influenciadas pela alta taxa de estresse, por exemplo, e os fatores genéticos, como herança familiar da condição.
Quais os melhores tratamentos para alopecia areata?
O tratamento para a alopecia areata deve ser desenvolvido a partir do relato clínico de cada paciente, pois cada caso tem suas especificidades e reagirá melhor a tratamentos diferentes.
Além de remédios para alopecia areata, existem alguns outros métodos de tratamento que podem ser feitos pelo próprio paciente, como por exemplo:
1 – Ter um estilo de vida mais saudável, com menos estresse, ter boa alimentação, ter um sono de qualidade e bons hábitos em geral. Isso pode contribuir para uma queda de cabelo mais lenta e melhor resposta ao tratamento;
2 – A adesão ao tratamento deve ser levada a sério pelo paciente, e os cuidados domiciliares recomendados pelo seu médico devem ser seguidos à risca, pois eles auxiliam em uma melhor resposta ao tratamento;
3 – Manter a saúde geral em dia – tratando todas as doenças que possam aparecer pelo caminho e estabilizando-as – é um grande avanço para um tratamento bem-sucedido.
Quais os melhores remédios para alopecia areata?
No que se refere ao tratamento medicamentoso, existem algumas possibilidades de remédios para alopecia areata, como por exemplo:
1 – Cortisona: possui efeito anti-inflamatório e imunossupressor;
2 – Antralina: atua contendo a reação imunossupressora do organismo que causa a alopecia areata;
3 – Minoxidil: atua no aumento do fluxo sanguíneo nas células capilares, ajudando a área afetada a se revitalizar.
Os remédios para alopecia areata podem ser administrados via oral, aplicados sob a pele, ou por injeção de esteroides sob a superfície da pele. Além disso, usa-se como tratamento também a terapia com luz ultravioleta.
Entretanto, somente um médico poderá lhe orientar sobre qual medicamento usar de acordo com o que é mais indicado para o seu quadro.
A dosagem correta e a duração do tratamento com remédios para alopecia areata devem ser prescritas apenas sob orientação médica, e nunca por automedicação.
Qual o melhor remédio para queda de cabelo feminino?
O tratamento para a queda de cabelo em mulheres pode ser feito através do uso de vitaminas e minerais, ou do uso de medicamentos e cosméticos que sejam benéficos para a saúde capilar.
Dentre os remédios para a queda de cabelo feminino, o minoxidil é muito utilizado e é encontrado também na lista de remédios para alopecia areata em geral. Além disso, podem ser utilizados também a Espironolactona, o Pantogar, a solução Alfaestradiol e o Monessa.
Se você possui queda de cabelo simples ou alopecia areata e deseja fazer um tratamento, busque sempre ajuda médica, e nunca se automedique!
Deseja saber mais sobre o assunto? Então navegue pelo blog O tricologista e saiba mais sobre a alopecia areata.