Se seus cabelos tivessem vida própria (sei que tem gente que vai dizer que eles realmente tem, e que, inclusive, o humor de seus é imprevisível), o que você acredita que eles esperariam para 2021?
Depois de 2020, pensando em tantas quedas provocadas pelo estresse de uma pandemia ou pela contaminação pelo COVID-19, creio que muitos cabelos esperam a tal vacina, ou um protocolo de prevenção e cuidados precoces que não os façam se “suicidar” do couro cabeludo de tanto que caem. Esta temática da queda pelo corona vírus foi uma das mais importantes para a área da tricologia em 2020 e não deve passar batida.
Ficar em isolamento mudou os cuidados com os cabelos o dia a dia. Pentear, lavar, escovar, desembaraçar, tonalizar, colorir ou mesmo mudar os cabelos de forma foram hábitos que mudaram muito ao longo de 2020. Para 2021 os cabelos devem estar implorando por mais cuidados e por menos agressões. E cabe aos leitores desse texto se interarem sobre o que são as principais medidas para cabelos mais bonitos e saudáveis no ano que se inicia.
Promessas de começo de ano são clichês. Em 23 anos de formado o que mais vejo é gente pseudocomprometida com tratamentos de queda capilar ou de recuperação dos cabelos por conta da calvície. Tá bom, há uma percentual grande de pessoas que segue o tratamento com rigor, não posso negar. Mas a maioria se perde no caminho e abandona tudo. Começam a tratar em janeiro ou fevereiro e não chegam nem na Páscoa tratando. Certamente, se os cabelos desses pouco comprometidos pudesse falar, se mostraria decepcionado com a conduta de seus “donos”. Então, para 2021, que as promessas de cuidados com cabelos se cumpram com o devido rigor que eles e a sua autoestima merecem.
Se os seus cabelos pudessem escolher, certamente escolheriam não serem submetidos àquelas escovas progressivas tão prejudiciais para eles e para a sua própria saúde. Escovas com pH ácido que são vendidas com maquiagens e roupagens de hidratação intensa, botox capilar, escova orgânica, vegana, natural, entre tantas outras formas de se esconder o “mal” com uma roupinha de “sou do bem”. Fuja dessas ciladas antes que seus cabelos te deixem. Você não quer ficar sem eles, quer?
Para finalizar este texto, queria sua opinião, o que os seus cabelos esperam para 2021? E o que você está pronto(a) para fazer por eles no ano que se inicia?