Se há um tema que eu sempre discuto com pacientes e com seguidores em minhas redes sociais é a falta de respeito que o mercado de cabelos tem com as pessoas que sofrem de problemas capilares.
Vez por outra surge uma ideia fora da realidade, um produto milagroso, um ativo “raro” ou uma forma cosmética que promete resultados que são impossíveis de se atingir. Vem o marketing e faz todo o trabalho de promover o novo “produto”. Por sua vez, o medo de ficar careca encontra a terra fértil para que as pessoas possam se deixar levar pela ilusão do tratamento que vai “resolver seus problemas”.
Não é de hoje que sabemos que o medo faz as pessoas tomarem posturas que, muitas vezes, são pautadas pelo impulso e motivadas por uma fé difícil de explicar. Em especial em casos como estes, em que o apelo está vinculado a uma esperança de que até algo inerte ou um engodo pode ser capaz de resolver problemas que são de elevada complexidade, como as quedas capilares.
Tratar cabelos é difícil. Exige um entendimento GIGANTE de fisiologia corporal e do sistema capilar. O desenvolvimento de tratamentos cosméticos, medicamentosos e de procedimentos é algo que envolve muita pesquisa e conhecimento técnico. Impossível desconectar os folículos pilosos de todos os sistemas corporais e da saúde das pessoas como um todo.
Quando produtos “milagrosos” chegam ao mercado, vêm acompanhados de uma ideia de simplicidade de mecanismos de ação e de falta de complexidade nos cuidados com os problemas capilares que ficam MUITO aquém daquilo que é um proposta IDEAL tratamento. E tanto pequenas empresas como as gigantes do mercado capilar lançam e anunciam produtos que além de não cumprirem o que prometem deixam seus usuários frustrados e sem esperanças até mesmo em relação a tratamentos que são eficazes.
Se existem formas de fugir destas enganações, compreender que os problemas capilares precisam de um ambiente de saúde adequada do corpo e das emoções, além de bons hábitos, é a mais importante delas. Sem este ambiente de saúde até mesmo produtos consagrados derrapam em oferecer bons resultados. Imagine então os que só estão no mercado para tirar tempo e dinheiro de quem sofre com a queda capilar.
Ter senso crítico e buscar informações em fontes confiáveis é fundamental. O mercado está mudando e cada dia mais as pessoas entendem que não se pode confiar em propagandas, ainda mais quando elas prometem resultados que são inatingíveis. As redes sociais, em especial daqueles que trabalham sério, vêm ganhando credibilidade e ajudando no desenvolvimento de um senso crítico. Portais de informação como o O Tricologista, com sua história de mais de 10 anos, contribuem para que a informação séria e baseada em evidências e experiências chegue ao leitor, , ajudando a sanear o mercado.
Em breve pouca gente cairá nas mentiras de empresas que prometem o que não cumprem. É tudo que estão de tempo, mas reforço, a INFORMAÇÃO de boa qualidade é fundamental para que cada vez menos pessoas caiam nessas armadilhas. Você tem buscado informações sobre tratamentos de queda capilar nos lugares certos?