Há alguns anos me interessei pelo estudo de temas associados à saúde ambiental. Assisti, assim como muitos de nós também vem assistindo, desastres ambientais, como o de Mariana e Brumadinho, que comprometem nosso meio ambiente. A industrialização e o processamento dos alimentos vem contribuindo para que a gente tenha contato com muitos agentes que podem causar prejuízos à nossa saúde. Contaminantes estão em todas as partes e, sem ser catastrófico, a cada tomada de respiração recebemos em nossos pulmões um vasto número de poluentes, incluindo metais pesados que causam prejuízo à nossa saúde.
A própria cosmetologia tem se atentado cada vez mais a isso, porém durantes milênios (porque desde o Egito Antigo os metais pesados já eram usados em cosméticos), a população esteve exposta a substâncias tóxicas que nos predispõem a um maior risco de desenvolvimento de doenças.
Como já disse, há anos me preocupo com isso e busco formas de avaliar e lidar com a nossa relação com os agentes que estão no meio ambiente e que nos afetam diretamente. Tenho convicção que não há como ficar livre deles pois o grau de contaminação ambiental é elevado, mas há muito o que pode e deve ser feito nesse sentido.
Meses atrás comecei a realizar em pacientes que passam comigo exames espectrofotométricos para avaliar como o sistema de combate aos poluentes e ao estresse oxidativo de meus pacientes estavam atuando. Através do uso de um espectrofotômetro portátil passei a avaliar pacientes cuja resposta ao tratamento capilar é limitada, e o sucesso fica consideravelmente abaixo do esperado. Para minha surpresa percebi que os dados apresentados pelo exame mostravam recorrentemente alterações de minerais importantes, elevados níveis de metais pesados e comprometimento do sistema antioxidante e detoxificante.
A melhor compreensão destes quadros me ajudou a orientar de forma mais ampla e objetiva meus pacientes e hoje tenho convicção que mesmo aqueles que não têm quadros difíceis de tratar podem se beneficiar com esta avaliação e os benefícios que as orientações de tratamentos direcionadas por ela podem trazer para seus cuidados.
Corrigir intoxicações, promover cuidados detoxificantes, ajustar níveis de minerais e vitaminas, assim como prevenir ações preventivas para evitar estes problemas é parte importante da busca da saúde geral do paciente, do tratamento capilar de difícil manejo e de patologias de toda especialidade médica.