Siga-nos nas redes sociais!

ALOE VERA, QUERIDINHA DOS CABELOS? SAIBA MAIS SOBRE SUAS PROPRIEDADES EM TERAPIA CAPILAR

A Aloe vera é muito utilizada em tratamentos capilares. Eu vejo nela benefícios, mas será que todos os benefícios são realmente comprovados?

Queria inicialmente apresentar alguns ativos que a Aloe vera tem em sua composição, como por exemplo, vitaminas. Sobre as vitaminas, presentes na Aloe vera, temos as Vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B9, C e a provitamina A, o betacaroteno. Todas estas vitaminas podem, de alguma forma colaborar com a saúde do couro cabeludo e dos cabelos. Logo, entendo que, ao menos no caso da promoção da saúde do couro cabeludo, antioxidação, e antienvelhecimento, estas vitaminas podem contribuir com os cabelos.

Há, na composição da Aloe vera alguns minerais. São eles: cálcio, cobre, cromo, ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio. Nesse sentido, podemos identificar na planta benefícios interessantes que amplificam os efeitos das vitaminas e que favorecem o crescimento capilar. Porém, de forma inespecífica, sem atuar em enzimas que promovem o surgimento da calvície, por exemplo.

Encontramos na Aloe vera aminoácios muito interessantes. Isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina, cistina, tirosina, ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, arginina e prolina. Trata-se de uma grande gama de aminoácidos, a maioria reconhecidamente envolvida em processos de promoção de saúde do couro cabeludo e construção dos tecidos cutâneos e dos fios.

Açúcares podem ser encontrados na Aloe vera. Dentre tantos, o acemanano é o que é mais benéfico no sentido de promoção da saúde. Seus efeitos na pele são imunomoduladores e regeneradores da pele.

Na Aloe vera também são encontradas antraquinonas, substâncias fenólicas derivadas da dicetona do antraceno. Tais ativos têm efeito analgésico, anti inflamatório e antibiótico. São encontradas na planta as seguintes antraquinonas: antraceno, antranol, ácido cinâmico, azeites etéreos, ácido aloético, ácido crisófano, barbaloína, isobarbaloína, resistanóis, emodina de aloe e, por fim, a aloína.

Também são encontradas enzimas, saponinas (agem como antissépticos), lignina (fibra que ajuda a penetração do gel de aloe pela pele, é antisséptica e melhora a saúde superficial da pele), e, por fim, água, 95% da composição da aloe é água.

Em resumo, podemos dizer que a Aloe vera tem muitas funções benéficas para os cabelos. Ação anti inflamatória, antisséptica, hidratante, estimulante, construtora, cicatrizante da pele, e redutora de desconforto e prurido de couro cabeludo.

Entendo que o uso da Aloe vera em cosméticos capilares é interessante e muito positiva como um ativo coadjuvante numa ampla gama de condições de cabelo e couro cabeludo. Sem entender que a planta é uma solução isolada para os problemas destas áreas, a Aloe vera tem reais benefícios para os cabelos.

+ Mais posts