A fibra capilar é uma estrutura que se regenera de dentro do couro cabeludo para fora a partir da raiz do cabelo. Ou seja, ela só estará totalmente íntegra nos milímetros, quem sabe pouco mais de centímetro após surgir na superfície da pele. E isso pode ser afirmado porque logo de cara a fibra é exposta a um conjunto de ações que podem atuar em sua superfície provocando um desgaste consecutivo em sua integridade, e, dependendo destas ações, danos de elevada gravidade.
Vamos falar sobre alguns desses agentes que desgastam a fibra:
1- Temperatura e tratamento da água do banho – A temperatura muito elevada e o tipo de tratamento de saneamento que a água que chega ao nosso chuveiro recebe é algo que influencia muito na saúde superficial dos fios.
2- Inadequação cosmética e xampus anti-resíduos – A escolha inadequada de produtos para lavar e condicionar os fios pode provocar danos consecutivos na fibra capilar por promover deslipidização excessiva da fibra, deixando-a menos protegida e com mais risco de desgaste superficial.
3- Uso de secador – O excesso do uso, a proximidade do calor e o ato de fazer escova com secador danifica de forma importante as camadas superficiais da fibra capilar provocando um dano consecutivo severo.
4- Uso de outras fontes de calor como prancha (chapnha), ou baby-liss – Da mesma forma que o secador a prancha e o Baby-liss danificam e desgastam a fibra pela aplicação de calor excessivo diretamente na fibra capilar.
5- Sol e vento – As radiações solares sabidamente oxidam a queratina dos cabelos e promovem um desgaste da saúde capilar. O vento resseca os fios facilitando os danos à fibra.
6- Mar e piscina – A salinidade e a presença de muitos elementos minerais na água do mar, assim como a presença de agentes químicos na água da piscina exercem efeitos danosos à fibra dos cabelos. O desgaste é inevitável.
7- Químicas capilares – Químicas capilares, sejam elas quais forem, causam muito desgaste na fibra capilar. Os procedimentos químicos promovem alguns tipos de modificações profundas na fibra capilar que tornam o desgaste irreversível.
E quais são os problemas de um cabelo que desgasta ao longo do tempo? opacidade, porosidade, perda de brilho, maciez, falta de hidratação, quebrabilidade, alterações indesejadas da cor, em suma, uma cabelo sem vida e que é muito difícil de recuperar.
Vale dizer todo cuidado é pouco para manter a fibra saudável. Desde aqueles internos, como boa alimentação e qualidade de vida. Uma boa suplementação de nutrientes até outros cuidados que precisam ser agregados ao dia a dia. Há alguns anos tenho desenvolvido na Clínica HTRI protocolos para prevenção do desgaste capilar e recuperação dos danos, até mesmo os mais difíceis. Assim como tenho trabalhado na construção de novos modelos de cuidados como cosméticos com filtro solar, com protetores térmicos e ativos que visam prevenir de forma muito rigorosa o risco de danos.
A indicação precisa de cuidados, a orientação criteriosa de se evitar riscos e a boa sintonia com as orientações dos profissionais é algo que favorece cabelos que desgastam menos, que se mantém bonitos e resistentes por mais tempo.