Siga-nos nas redes sociais!

Como Suas Emoções Moldam Seus Genes e o Que Isso Pode Afetar nos Seus Cabelos

A epigenética é o estudo de como o ambiente e nossas escolhas de vida podem “ligar ou desligar” genes, sem alterar a sequência do DNA. Pense nos genes como luzes em uma casa – a epigenética é o interruptor que decide quais estão acesas ou apagadas. E, por mais que possa parecer estranho, tudo o que vivemos emocionalmente pode mudar a forma que seus genes se comportam por mecanismos epigenéticos.

Eventos psicoemocionais, como traumas ou o carinho recebido na infância, deixam marcas profundas. Por exemplo, o estresse crônico, causado por tristeza ou sofrimento prolongado, aumenta o cortisol, que pode alterar a expressão de genes importantes para o equilíbrio emocional e para a saúde como um todo, inclusive a saúde capilar. No caso das interferências nos cabelos, isso ocorre porque o estresse afeta o ciclo de crescimento dos fios, contribuindo para a queda de cabelo e dificultando a regeneração dos folículos.

Práticas como psicoterapia, meditação, yoga e exercícios físicos ajudam a reverter esses impactos, promovendo um estado mais saudável e resiliente. Essas atividades modulam a expressão de genes ligados à inflamação e à saúde dos folículos capilares, melhorando não apenas o bem-estar geral, mas também a qualidade do cabelo.

E quanto às massagens? Embora estudos não confirmem mudanças diretas no epigenoma, sabemos que elas reduzem o estresse, melhoram o relaxamento e diminuem a inflamação. Esses efeitos podem mitigar os danos aos folículos capilares causados pelo cortisol elevado, promovendo um couro cabeludo mais saudável.

Uma revisão publicada em Dezembro de 2024 no American Journal of Psychotherapy (2024) destacou que a psicoterapia pode modular genes associados ao estresse e à inflamação. Abordagens como mindfulness e Terapia Cognitiva Comportamental promovem neuroplasticidade e ajudam o cérebro a se adaptar melhor aos desafios, reduzindo o impacto das emoções negativas, o que, indiretamente, pode beneficiar a saúde capilar.

Boas escolhas diárias, encarar a vida com otimismo, cultivar relacionamentos saudáveis, perdoar, superar adversidades, encontrar momentos de relaxamento e manter-se ativo, criam um ambiente que ativa o que há de melhor nos seus genes – inclusive para a saúde dos seus cabelos.

Referência
Kroflin K, Zannas AS. Epigenetic Regulation in Psychosomatics and Psychotherapy. Am J Psychother. 2024 Dec 12;77(4):173-179. doi: 10.1176/appi.psychotherapy.20230061. Epub 2024 Sep 30. PMID: 39344301.

+ Mais posts