Siga-nos nas redes sociais!

O OUTONO É UMA ÉPOCA EM QUE OS CABELOS REALMENTE CAEM MAIS?

A dúvida que dá nome ao título deste post é muito frequente. Há realmente uma época do ano em que os cabelos caem mais?

Um estudo retrospectivo realizado na Suiça pelos pesquisadores Kuns, Seifert e Trüeb avaliou a queixa de sazonalidade da queda capilar em 823 mulheres saudáveis em um período maior que 6 anos. Todas passaram por estudo bioquímico de amostras de sangue e por um tricograma (um exame que quantifica cabelos em fase de crescimento e de queda no couro cabeludo de pacientes), e neste exame foi constatado uma certa peridiodicidade no crescimento e queda de cabelo, manifestado por uma maior proporção de cabelos telógenos ao final do verão. 
Cabelos telógenos são considerados cabelos que se encontram em situação de eminente queda, o que justifica um incremento da queda no outono, como normalmente acaba sendo queixa de muitas mulheres que relatam o problema. Um novo pico de cabelos telógenos acontece na primavera, porém com intensidade mais baixa que a encontrada no final do verão.
Entendo que a queda capilar sazonal existe e que apesar de ainda não ser muito bem elucidada pode ter a ver com alguma mudança no padrão de secreção hormonal relacionado às alterações climáticas de cada estação. Considerando que já se sabe que existem épocas do ano que envolvam realmente um aumento da queda capilar, informações que concluam sobre as verdadeiras causas destes eventos poderão ser melhor estudadas contribuindo para o diagnóstico e possível tratamento deste problema.
Há alguns anos escrevi um livro chamado É OUTONO PARA MEUS CABELOS, pela editora MG do Grupo Summus. O título do livro é, na verdade uma refeerência a esta fase do ano em que as mulheres tendem a perder mais cabelos. O livro trata do tema queda capilar feminina.

Referências:
Kunz M, Seifert B, Trüeb RM. Seasonality of Hair Shedding in Healthy Women Complaining of Hair Loss. Dermatology 2009;219:105-110
+ Mais posts