A relação entre os pelos vellus e a elasticidade dérmica tem sido objeto de crescente interesse na dermatologia e tricologia. Este estudo investiga como a condição dos pelos vellus pode ser um reflexo direto das propriedades biomecânicas da pele, com ênfase na elasticidade dérmica. A pesquisa analisou pacientes com diferentes graus de elasticidade dérmica e sua correlação com a densidade e qualidade dos pelos vellus. Os resultados sugerem que a degradação da matriz extracelular e a perda de elasticidade da pele impactam diretamente a miniaturização dos folículos, tornando-se um fator relevante para a progressão de quadros de afinamento capilar e alopecia.
Os achados reforçam a importância de manter a saúde da derme para garantir a qualidade dos cabelos e da pele como um todo. Além disso, apontam para novas abordagens terapêuticas que envolvem estratégias de reforço da matriz dérmica, como o uso de peptídeos, fatores de crescimento e técnicas de bioestimulação. O estudo também sugere que a avaliação da elasticidade dérmica pode ser um método complementar na análise de pacientes com alopecia e outras condições capilares, auxiliando na personalização dos tratamentos e na melhor compreensão das alterações do couro cabeludo.
Dessa forma, este artigo amplia a discussão sobre como a integridade da derme impacta diretamente a saúde dos fios, reforçando a necessidade de abordagens cada vez mais integradas para a tricologia.
Referência:
Ezure T. Vellus hair condition is related to dermal elasticity and facial sagging severity. Skin Res Technol. 2023 Feb;29(2):e13287. doi: 10.1111/srt.13287. PMID: 36823501; PMCID: PMC10155787.