A satisfação com os resultados dos tratamentos para quedas capilares costuma ser algo conflituoso, especialmente em uma época em que o marketing promete soluções rápidas e garantia de plena satisfação. No entanto, estar feliz com um tratamento capilar é algo complexo, que envolve mais do que o que o tratamento pode, de fato, fazer pelos pacientes. Essa reflexão precisa ser trazida para o campo de entendimento daqueles que sofrem com quedas capilares e estão tratando seus cabelos ou em busca de tratamento.
Talvez um dos grandes problemas que podem iniciar essa conversa seja a expectativa de resultado, que está vinculada ao desejo do paciente e pode ser motivo de frustração, já que nem sempre as possibilidades de melhora são devidamente alinhadas ao que o paciente espera. Isso se refere tanto ao resultado que se almeja quanto ao tempo necessário para se alcançar um resultado que seja bom e viável dentro das condições de cada paciente.
Naturalmente, o timing para iniciar o tratamento e o momento em que o paciente busca ajuda profissional estão diretamente relacionados ao que se pode esperar em termos de resultado. Por exemplo, estágios avançados de calvície masculina ou feminina tendem a trazer resultados clínicos mais limitados em comparação com estágios iniciais, principalmente quando falamos em curto ou médio prazo. No entanto, se o paciente for persistente nos cuidados e suas condições de recuperação forem favoráveis, a construção de uma melhora ao longo do tempo pode ser surpreendente.
Por outro lado, quando falamos de um eflúvio telógeno agudo (um tipo temporário de queda de cabelo), muitos pacientes, após tentarem cuidados por meio de fontes não profissionais, como redes sociais e sugestões de amigos ou colegas, acabam chegando às clínicas já próximos da curva de redução da queda. Por conta disso, acabam percebendo o tratamento como rápido e eficaz, quando, na verdade, o que contribuiu significativamente foi o momento em que o tratamento foi iniciado. É natural que iniciar um tratamento adequado nas fases iniciais de um eflúvio não reduza a queda rapidamente, mas trará mais conforto ao paciente, além de acelerar sua recuperação. Cabe aos profissionais ajudar os pacientes a entenderem que a conquista de uma melhora mais rápida e eficaz está na prontidão com que buscam ajuda especializada.
Outro ponto importante está no tipo de queda. Aqui cabe destacar as alopecias cicatriciais, cujas limitações na recuperação capilar são enormes. Ao mesmo tempo, faço uma crítica aos profissionais que não explicam adequadamente essas limitações aos seus pacientes.
As condições do couro cabeludo desempenham um papel crucial no cenário da recuperação capilar. Não se pode esperar muito de um couro cabeludo que não esteja saudável, desde a superfície da pele até suas camadas mais profundas. Nesse sentido, uma abordagem que inclua cuidados com a saúde do couro cabeludo, paralelamente ao tratamento de recuperação capilar, faz uma grande diferença, seja no home care, seja na clínica. Nas clínicas, ninguém faz isso melhor do que as técnicas de terapia capilar, cuja abordagem ao couro cabeludo é ampla e eficiente. Quanto mais rapidamente o couro cabeludo recupera sua saúde, melhores são os resultados capilares.
As causas da queda capilar precisam ser compreendidas para que o sucesso terapêutico seja alcançado. Nesse aspecto, a experiência e o conhecimento do profissional, sua bagagem de estudos e anos de prática, têm um valor muito significativo. Participo de diversos grupos de profissionais, tanto no Brasil quanto no exterior, e percebo que há muitos profissionais despreparados. As dúvidas, questionamentos e a falta de repertório e capacidade de relacionar elementos importantes para o diagnóstico são evidentes. O tempo pode ser um aliado desses profissionais, caso eles sejam estudiosos e observadores em suas práticas. No entanto, a falta de repertório e experiência acaba, de fato, atrasando a recuperação dos pacientes.
Por fim, não posso deixar de mencionar a importância da participação do paciente em cuidar da própria saúde. No livro Pequeno Guia para o Sucesso do Tratamento Capilar ( para download gratuito do livro acesse: tratamentocapilardesucesso.com.br), reuni informações obtidas em consultas com pacientes que alcançaram resultados impressionantes em suas recuperações capilares. Na grande maioria dos casos, os destaques foram: um excelente estilo de vida, focado na saúde como um todo; hábitos que promovem a saúde capilar; e uma real responsabilidade quanto aos cuidados diários com os próprios cabelos. Esses pacientes desenvolveram uma rotina consistente de tratamento, acima da média, o que resultou em melhores e mais duradouros resultados. Acredito que esse seja um ponto que deve ser levado em consideração de forma muito significativa, pois são os pacientes mais dedicados, com os melhores resultados, que nos ensinam o caminho a seguir.
A ciência dos cabelos e a saúde capilar são áreas fascinantes. Como em qualquer área da saúde, muito depende de como conduzimos nossas vidas e nossas escolhas. Resultados significativos podem ser alcançados, mas eles nem sempre estão diretamente associados ao tratamento em si. É por isso que este texto é tão importante. Ele traz uma verdade dura, mas que, quando bem compreendida, pode nos ajudar a alcançar melhores resultados e uma satisfação maior, tanto para os pacientes quanto para os profissionais.