As pessoas costumam ficar muito aflitas quando percebem que seus cabelos estão caindo. Os fantasmas da queda capilar são assustadores e normalmente levam as pessoas a tomar medidas quase sempre pouco colaborativas. Natural, o mercado, os sites e as redes sociais acabam trazendo tanta informação desencontrada e ao mesmo tempo tanta solução mágica que o que mais vemos na clínica é gente perdendo tempo para encontrar um tratamento que de fato seja adequado ao problema que está sofrendo.
Bem, vamos às medidas mais importantes:
1- Você pode ler sobre queda de cabelo, mas nunca tire conclusões precipitadas. Apenas um profissional pode dar um diagnóstico para seu problema.
2- Nunca acredite em soluções mágicas para o tratamento a queda capilar. Desconfie de produtos que prometam coisas do tipo:
a. Cabelo crescer 4 centímetros por mês
b. Redução da queda em menos de 2 meses
c. Recuperação capilar em menos de 2 meses
Infelizmente esse tipo de apelo de marketing é enganoso. Exceto pelo item “b”, que, dependendo do diagnóstico poderia acontecer com o paciente usando ou não um tratamento, é pouco provável que os milagres vendidos na Internet consigam promover os resultados que prometem.
3- Cuidado com profissionais que divulgam fotos de antes e depois com resultados muito expressivos em intervalo de tempo muito pequeno. Os cabelos crescem 1cm por mês, mesmo com o melhor tratamento do mundo ninguém consegue fazer excelentes resultados da noite para o dia.
4- Escolha um profissional que te transmita confiança.
a. A maioria das pessoas que recebo em minha clínica vêm por conta do boca a boca ou porque sentiram confiança em meu trabalho apresentado no site ou nas minhas redes sociais.
b. Em especial nas minhas mídias digitais, tento ser o mais realista possível. As pessoas estão cansadas de serem enganadas por promessas descabidas e pela falta de bom senso do mercado.
5- Evite entrar em desespero. A grande maioria das quedas capilares volumosas é tratável. Mas você não pode perder tempo buscando atalhos que só vão comprometer ainda mais o seu quadro. Procure ajuda profissional.
6- Uma vez iniciado o tratamento siga-o a risca. O tratamento realizado de forma bem feita e orientada é a chave para que seus resultados venham. E eles virão no tempo certo, não de um dia para outro ou num passe de mágica. Há muitos textos que escrevo e que falo sobre isso aqui no blog.
7- Por fim, há pacientes que PRECISAM de procedimentos para um bom resultado no tratamento da queda de cabelo. São eles, a terapia capilar, a intradermoterapia, o microagulhamento, entre outros. Muitos acabam deixando de fazer os procedimentos em prol de fazer apenas o home care. Há casos em que isso é insuficiente para bons resultados. Enquanto não se conscientizarem de que um tratamento feito pela metade é um tratamento que oferece resultados aquém daqueles que poderiam conquistar, os pacientes sofrem por mais tempo e ficam com a impressão de que o que lhes foi sugerido não funciona direito.
Como mensagem final, gostaria de dizer que você pode ter sucesso no tratamento capilar. Naturalmente, isso deve estar muito bem alinhado com o problema que você está enfrentando, a capacidade de recuperação capilar que seu couro cabeludo oferece, a orientação de tratamento sugerida e a sua disciplina em realiza-la. É importante ter tranquilidade, procurar a ajuda certa e se informar nas fontes mais confiáveis (se for o caso, pergunte ao profissional que está cuidando de seu caso, onde se informar).