Siga-nos nas redes sociais!

Quem vai pagar a conta pela desconstrução da masculinidade?

OBS: Antes de começar a ler este texto, sabia que ao final dele há uma dica de filme que fala sobre o assunto.

Recentemente algumas matérias em portais de Internet trouxeram notícias que soam como tendências, mas que, por fim, demonstram o caminho que a humanidade está tomando rumo à sua total desconstrução. Entre elas:

Portal Globo: Urinar em pé ou sentado? Estudo explica a posição mais saudável para o homem (https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/05/urinar-em-pe-ou-sentado-estudo-explica-a-posicao-mais-saudavel-para-o-homem.ghtml)

Portal UOL Universa: Homem meio bicha’: o sonho de muita mulher moderna… (https://luizasahd.blogosfera.uol.com.br/2019/02/22/homem-meio-bicha-o-sonho-de-muita-mulher-moderna)

Portal Globo: Homens de cropped: famosos aderem à tendência; veja como usar (https://gshow.globo.com/moda-e-beleza/noticia/homens-de-cropped-famosos-aderem-a-tendencia-veja-como-usar.ghtml)

Para começar esta reflexão vou deixar claro que a temática que quero tratar aqui não tem nada a ver com ideologia de gênero, mas com a forma como a sociedade está desconstruindo a masculinidade, fazendo muita gente acreditar que o o homem ideal é aquele que mais se aproxima dos gostos, comportamentos e estilo de ser e de vestir como uma mulher. Sou partidário de que cada um deve fazer o que quer, como quer e da forma que bem quiser, desde que isso não comprometa a integridade de outras pessoas. Há pessoas boas e más de todas as cores, credos e gêneros. E isso é o que nos faz humanos. Independente de nossas diferenças pessoais, todos nós temos uma essência que nos une, que, em parte, nos faz iguais. Aí está a beleza da vida.

Homens que agiam e se vestiam como mulheres sempre houve na história da humanidade. O mesmo vale para mulheres que se vestiam e agiam como homens. E isso, sempre compôs uma parte da população. O que fica de aprendizado é que devemos respeitar as pessoas como elas querem ser.

Mas querer pautar o comportamento de um grupo de pessoas para definir o que é melhor para elas já é outra coisa. Avaliando aqui os títulos da matéria, pergunto a vocês quantas mulheres vocês conhecem que preferem um homem com comportamento afeminado em vez de um homem com o comportamento masculino? Ou, que o homem se vista com roupas que caem melhor em mulheres? Ou que usem seus sapatos de salto alto quando forem sair para jantar?

E já que estamos falando de comportamento, desde o homem erectus, urinamos de pé. Não existe posição melhor e mais confortável para isso. E também mais higiênica. Ou as mulheres preferem que o membro de seus parceiros fique roçando a louça do vaso pelo lado de dentro quando eles forem urinar? Já não basta correr este risco quando fazem o #2? Que mulher iria querer esfregar sua vagina na parte interna do vaso? Achariam higiênico ou acreditam que seria um risco para a integridade dos genitais, em especial de contaminação e infecções? Entre homens e mulheres, a chance maior de contato do órgão com a louça contaminada do vaso é muito maior nos homens. E, se isso acontecer, e não houver uma higiene extremamente adequada pênis, haverá risco de contaminação dos genitais femininos em um ato sexual. Quem discorda?

Ah, mas o homem que urina em pé suja todo o vaso. E o reverberar da água quando se dá a descarga, não espalha a mistura de água com urina tanto de homens quanto de mulheres para todos os lados, umedecendo também a porção que as mulheres usam para se sentar? QUEM, independente de homem ou mulher, vocês acham que gostaria de se sentar num vaso cujo orvalho de uma descarga de urina estivesse sujando o local?

Agora vamos falar de masculinidade, e sair dessa discussão que para mim beira a idiotice sobre jornalistas que ficam querendo criar tendências para “transformar” os homens em seres adaptados a um “novo mundo”.

Honra, coragem, bravura, educação, respeito, virilidade, dignidade e gentileza são algumas das características que mais estiveram ligadas à masculinidade ao longo do tempo. Independente do fato de que todo mundo tem sua própria sombra (e isso vale para TODOS mesmo), um homem que trás consigo esses valores representa muito bem seu papel na sociedade. E, só para citar um exemplo bem interessante, há duas personalidades que são gays, um no Brasil e outro nos EUA, que representam grandemente os valores da masculinidade, o advogado e jornalista Thiago Pavinato e Jack Donovan, respectivamente. Entendem que os valores da masculinidade não precisam estar associados aos machões arrumadores de confusão, homens abusivos ou tóxicos? Muito pelo contrário. O culto à masculinidade deveria ser valorizado e não sublimado. A falta de honra, de coragem, de bravura, de respeito e de gentileza é que deveria ser combatida. Do contrário estaremos de mãos atadas diante das adversidades de todos os tipos: climáticas, geográficas, sociais, ditatoriais, de religião, de gênero e de etnia.

Meninos, independente do gênero com o qual vão se identificar na medida que crescem, deveriam aprender e carregar esses valores consigo. Eles ajudam a manter a sociedade saudável e sólida.

E não é nenhum homem que faz xixi sentado, que usa cropped ou que é afeminado que será melhor para a sociedade e para as mulheres se não carregar esses valores consigo.

Quanto ao xixi, para terminarmos nosso papo, eu SEMPRE, isso vale para qualquer lugar, até mesmo banheiro público, higienizo o vaso após utilizar. E sempre abaixo a tampa do vaso após urinar. E ensino meu filho a fazer igual. Isso é respeito. E respeito é um dos valores que citamos aqui.

E, para as mulheres, que fique claro: os valores acima, os que eu disse que representam a masculinidade, eles também cabem e ficam bem em vocês. E ficam ainda melhores quando vocês valorizam as suas essências e valores: a sensibilidade, o acolhimento, a criatividade, a delicadeza, entre tantas outras. Isso é a minha opinião, mas respeito quem discorda.

E só para exemplificar esses valores, os da masculinidade, convido vocês a assistir o filme O PACTO – Na Prime Vìdeo. Nos dois personagens principais do filme, os valores citados acima estão presentes.

+ Mais posts