
Esta imensa bobagem, fruto do desconhecimento que tínhamos sobre as reais causas da calvície no passado ainda é utilizada como explicação para o aparecimento do problema. Mais que isto, AINDA é grandemente utilizada para o marketing de produtos “antiqueda” que se apoiam em um velho e falso conceito que continua iludindo muita gente.
Em primeiro lugar devemos lembrar que os folículos são estruturas formadas por regiões anatômicas diferentes, entre elas existe o bulbo (onde o cabelo é produzido – nesta região encontram-se as células da matriz dos cabelos, responsáveis por sua formação e crescimento), e o ducto (dividido em istmo e infundíbulo) que conduz o cabelo à superfície da pele. É no ducto do folículo piloso que desemboca a glândula sebácea, como vocês podem ver na imagem ao lado.
A gordura produzida pela glândula sebácea é formada por óleos produzidos no interior das células desta glândula e tem como funções hidratar a pele, regular o pH da superfície do couro cabeludo, ajudar no controle da imunidade cutânea impedindo a proliferação de microrganismos que nos causam infecções e também colaborar com a formação de uma película na superfície dos cabelos que ajuda a manter a hidratação e a saúde dos fios.
Quando em excesso a oleosidade pode causar seborréia e dermatite seborréica, podendo levar a quadros como caspa, irritação do couro cabeludo, infecções bacterianas ou fúngicas e até mesmo agravar a queda de cabelos por provocar inflamação ao redor do folículo. Mas de maneira nenhuma poderá formar um “tampão gorduroso” que impedirá o crescimento do cabelo.
Querem saber porque isto não acontece? Porque o cabelo está para a gordura que utiliza de seu próprio ducto para chegar à superfície da pele como um agulha está para um bloco de manteiga. Se conseguimos atravessar um bloco de manteiga com uma agulha o cabelo também consegue perfurar qualquer massa gordurosa que esteja ocupando o orifício de saída de seu ducto. E mais, no que interfere um tampão de gordura já quase na superfície da pele com o trabalho das células da matriz dos cabelos localizada no bulbo? Em absolutamente nada. Ou seja, o tal “tampão” não consegue frear o crescimento dos cabelos e, consequentemente, não tem como interferir no aparecimento da calvície “por bloquear a chegada dos cabelos na superfície da pele” como vemos muita gente repetir e muita propaganda de produtos para calvície divulgar.
Logo, peço aos leitores deste blog: Não caiam neste real conto do vigário. Não sejam vítimas de enganadores que utilizam desse argumento para vender produtos que não vão ajudar em nada no tratamento da calvície e procedimentos que só vão lhes tirar dinheiro e adiar um tratamento sério para a sua queda capilar.
Procure um médico, passe por uma consulta, submeta seu problema à avaliação deste profissional e siga o tratamento que lhe for indicado por ele.
E não deixe que o desespero embace seus olhos a ponto de não enxergar que por trás de muita conversinha em sites de produtos e na divulgação de “fórmulas milagrosas” o que existe mesmo é o interesse em iludir o leitor que anseia por algo que possa ajuda-lo nesse momento de incômodo e preocupação.
Conheça o meu trabalho, acesse o site Dr Ademir C Leite Júnior clicando no link abaixo: